Sambo (em russo: самбо) é uma arte marcial e esporte de combate moderno originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.

O SAMBO

Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambo como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.

No ano de 1985, a comunidade de Sambo formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS)

Em 1993, a FIAS dividiu-se em duas organizações, ambas utilizando o mesmo nome e logotipo. Estes dois grupos eram referidos como FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano).

Doze anos mais tarde, em 2005, a FILA conseguiu um acordo com a FIAS ocidental e reassumiu a jurisdição sobre o sambo [7].

O Sambo no Brasil foi trazido para o Brasil pelos Professores Carlos ‘JIMMY’ Maia e Marcelo Capano. Em 2008 eles fundaram a Confederação Brasileira Amadora de SAMBO (CBAS) para difundir a luta no Brasil, filiado à FIAS. O Brasil já ganhou diversas medalhas na modalidade nos Jogos Pan-Americanos.

O trabalho de desenvolvimento do SAMBO torna o esporte fácil de ser praticado no mundo,

O nome “SAMBO” deriva da sigla russa SAMozashchita Bez Oruzhiya, que significa literalmente “autodefesa sem armas”.